UNIVERCEMIG

UNIVERCEMIG
UNIVERCEMIG

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Linhas de Transmissão e Subestações

A transmissão de Energia Elétrica é o processo de transformar energia entre dois pontos. O transporte é realizado por linhas de transmissão de alta potência que de uma forma mais simples conecta da usina ao consumidor.
A transmissão de energia é dividida em duas faixas: a transmissão propriamente dita, para potências mais elevadas e ligando grandes centros, e a distribuição, usada dentro dos centros urbanos, por exemplo. Cada linha de transmissão possui um nível de tensão nominal, onde encontramos valores até de 750 kV, com diversos estudos e protótipos em 1 e 1,2 MV. As linhas de distribuição são usualmente na faixa de 13,8 kV no Brasil. Para a conversão entre níveis de tensão, é usado como equipamento fundamental o transformador. Os transformadores de grande porte (para grandes elevações ou diminuições de tensão de sistema) encontram-se nas subestações.
As subestações são instalações elétricas de alta potência para a transformação de tensões, aumentando ou diminuindo-as, para a transmissão da energia ao consumidor.

Na UNIVERCEMIG o técnico tem Linhas de Transmissão para treinamentos, desde as Torres, que servem mais para Transmissão de Alta Voltagem, por isso uma distância mais considerável do solo, e as transmissões de Média e Baixa Voltagem, além de subestações, todos para treinamentos.

Torre de Transmição

Torre de Transmição

Rede de Transmição e Distribuição

Substação Didática

Nenhum comentário:

Postar um comentário